Identificar e analisar os riscos
-
Identificar os principais fatores que podem impedir o projeto de alcançar seus objetivos levando em consideração
fatores como na tabela abaixo, Infraestrutura, Requisitos, Equipe, Organizacional, etc.
Categoria
|
Fator
|
Cliente
|
-
Indisponibilidade do cliente
-
Falta de comprometimento formal do
cliente com o projeto
-
Atraso nos compromissos agendados
por parte do cliente
|
Complexidade do Projeto
|
-
Projeto envolvendo novas
tecnologias
-
Necessidade de interação entre
sistemas
-
Alto nível de complexidade
técnica
|
Equipe de desenvolvimento
|
-
Equipe de desenvolvimento não
familiarizada com ferramentas
-
Concentração do conhecimento em
apenas um membro da equipe
-
Membros da equipe
inexperientes
-
Rotação de pessoal na equipe do
projeto
-
Membros da equipe não
familiarizados com os métodos de engenharia de software
-
Membros da equipe não
familiarizados com o processo da organização
-
Membros da equipe de
desenvolvimento não familiarizados com o negócio do cliente
|
Gerência de Projetos
|
|
Infraestrutura
|
-
Baixo desempenho das ferramentas
disponíveis
-
Indisponibilidade da equipe de
suporte
-
Indisponibilidade do
ambiente
|
Organizacional
|
-
Envolvimento de membros da equipe
em vários projetos simultâneos
-
Cancelamento de contrato de
terceirizados
-
Recursos retirados do projeto por
alteração de prioridades
-
Projeto motivado por questões
políticas
|
Requisitos
|
|
Processo
|
-
Repositório de projetos e controle
de configuração inadequado
-
Padrões, políticas e metodologias
de engenharia de software inadequados
-
Metodologia de estimativa de custos
inadequada
|
-
Os riscos devem ser avaliados e categorizados definindo para cada um os seguintes parâmetros:
-
Categoria (Recursos humanos, recursos fisicos, financeiro, técnico, cronograma, etc)
-
Impacto (Baixo = 1, Médio = 2 e Alto = 3)
-
Probabilidade de Ocorrência (Baixo = 1, Médio = 2 e Alto = 3)
-
Prioridade (Impacto x Probabilidade)
|
Definir ações de mitigação e de contingência
-
Ações de mitigação tem como objetivo diminuir a probabilidade de ocorrência do risco no projeto.
-
As ações de mitigação serão especificadas na prioridade de maior valor, probabilidade for alto,
e o impacto de médio a alto.
|
Documentar no Attask e no Plano de Projeto
-
Os riscos devem ser documentados dentro da ferramenta Attask na
aba de Riscos, no Business Case do Projeto.
-
-
Categorizar o risco informando no campo Tipo do risco se é um risco
de: Infraestrutura, Requisitos, Equipe, Organizacional, etc.
-
Preencher o campo Descrição com uma descrição sobre o risco e acrescentar as seguintes
tags:
-
-
IMPACTO: (1-Baixo, 2-Médio ou 3-Alto)
-
PROBABILIDADE: (1-Baixo, 2-Médio ou 3-Alto)
-
PRIORIDADE: obtida através do cálculo do IMPACTO x PROBABILIDADE.
-
-
MITIGAÇÃO: descrever o plano de mitigação do risco.
-
Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto o caminho para a Planilha de Riscos.
-
Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto a Matriz de Riscos com os riscos iniciais identificados,
prioridade e planos de mitigação. Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto a forma de acompanhamento dos riscos que será seguida ao
longo do projeto. Novos riscos identificados ou alterações nos riscos iniciais serão registradas na
Planilha de Riscos e comunicadas ao clientes por meio dos relatórios de acompanhamento do projeto.
|
|