Task: Identificar e analisar os riscos
Identificação e análise de riscos do projeto
Disciplines: Gerência
Purpose
É importante balancear o custo das ações de respostas em relação ao custo da ocorrência do risco no projeto.
Relationships
Steps
Identificar e analisar os riscos
  1. Identificar os principais fatores que podem impedir o projeto de alcançar seus objetivos levando em consideração fatores como na tabela abaixo, Infraestrutura, Requisitos, Equipe, Organizacional, etc. 

    Categoria

    Fator

    Cliente

    • Indisponibilidade do cliente
    • Falta de comprometimento formal do cliente com o projeto
    • Atraso nos compromissos agendados por parte do cliente

    Complexidade do Projeto

    • Projeto envolvendo novas tecnologias
    • Necessidade de interação entre sistemas
    • Alto nível de complexidade técnica

    Equipe de desenvolvimento

    • Equipe de desenvolvimento não familiarizada com ferramentas
    • Concentração do conhecimento em apenas um membro da equipe
    • Membros da equipe inexperientes
    • Rotação de pessoal na equipe do projeto
    • Membros da equipe não familiarizados com os métodos de engenharia de software
    • Membros da equipe não familiarizados com o processo da organização
    • Membros da equipe de desenvolvimento não familiarizados com o negócio do cliente

    Gerência de Projetos

    • Pressão excessiva de prazo
    • Gerente de projeto inexperiente
    • Comunicação ineficiente
    • Baixa produtividade

    Infraestrutura

    • Baixo desempenho das ferramentas disponíveis
    • Indisponibilidade da equipe de suporte
    • Indisponibilidade do ambiente

    Organizacional

    • Envolvimento de membros da equipe em vários projetos simultâneos
    • Cancelamento de contrato de terceirizados
    • Recursos retirados do projeto por alteração de prioridades
    • Projeto motivado por questões políticas

    Requisitos

    • Mudança contínua de requisitos
    • Mudança de escopo do projeto

    Processo

    • Repositório de projetos e controle de configuração inadequado
    • Padrões, políticas e metodologias de engenharia de software inadequados
    • Metodologia de estimativa de custos inadequada


  2. Os riscos devem ser avaliados e categorizados definindo para cada um os seguintes parâmetros:

    • Categoria (Recursos humanos, recursos fisicos, financeiro, técnico, cronograma, etc)

    • Impacto (Baixo = 1, Médio = 2 e Alto = 3)

    • Probabilidade de Ocorrência (Baixo = 1, Médio = 2 e Alto = 3)

    • Prioridade (Impacto x Probabilidade)

Definir ações de mitigação e de contingência
  1. Ações de mitigação tem como objetivo diminuir a probabilidade de ocorrência do risco no projeto.
  2. As ações de mitigação serão especificadas na prioridade de maior valor, probabilidade for alto, e o impacto de médio a alto.

Documentar no Attask e no Plano de Projeto
  1. Os riscos devem ser documentados dentro da ferramenta Attask na aba de Riscos, no Business Case do Projeto.
    1. Categorizar o risco informando no campo Tipo do risco se é um risco  de: Infraestrutura, Requisitos, Equipe, Organizacional, etc.
    2. Preencher o campo Descrição com uma descrição sobre o risco e acrescentar as seguintes tags:
      • IMPACTO: (1-Baixo, 2-Médio ou 3-Alto)
      • PROBABILIDADE: (1-Baixo, 2-Médio ou 3-Alto)
      • PRIORIDADE: obtida através do cálculo do IMPACTO x PROBABILIDADE.
      • MITIGAÇÃO: descrever o plano de mitigação do risco.
  2. Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto o caminho para a Planilha de Riscos.
  3. Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto a Matriz de Riscos com os riscos iniciais identificados, prioridade e planos de mitigação. Inserir na seção Plano de Riscos do Plano de projeto a forma de acompanhamento dos riscos que será seguida ao longo do projeto. Novos riscos identificados ou alterações nos riscos iniciais serão registradas na Planilha de Riscos e comunicadas ao clientes por meio dos relatórios de acompanhamento do projeto.